Atividade

Bagergue Montgarri per Montoliu - Montgarri Bagergue per Pla de Beret

Baixar

Fotos da trilha

Foto deBagergue Montgarri per Montoliu - Montgarri Bagergue per Pla de Beret Foto deBagergue Montgarri per Montoliu - Montgarri Bagergue per Pla de Beret Foto deBagergue Montgarri per Montoliu - Montgarri Bagergue per Pla de Beret

Autor

30 de agosto de 2013
Registrada em
agosto 2013
Seja o primeiro a aplaudir
Compartilhar

perto de Bagerque, Catalunya (España)

Visualizado 4325 vezes, baixado 40 vezes

Fotos da trilha

Descrição do itinerário

Mostrar original
O rastreamento é quase idêntico ao que o AMAC fez no verão de 2013. Nós, somos 6 pilotos da Associação, que o realizaram alguns dias depois. Passamos a noite no refúgio de Montgarri.

Saímos de Bagergue e vamos para o norte, imediatamente deixamos o asfalto para percorrer a trilha de Sta Margalida, que apesar de fazer um pouco de volta nos oferece um terreno mais agradável para nós. Subimos ao eremitério e retornamos à pista principal.
Depois de passar as vacas, pegamos a pista Liat para a direita. Andamos paralelamente ao rio Unhola, também conhecido como Riu Vermell. Continuamos até o momento em que passamos para a altura em que o mencionado rio salva a diferença com um par de saltos dignos de serem contemplados.
Continuamos até o ponto em que deixamos a trilha para pegar o caminho que leva ao Lago Montoliu e ao morro do mesmo nome. Aqui o caminho é estreito e desenhado acima de uma rocha de pedra que exige uma escalada segura das cavalcaduras. Nós nos movemos ao longo de uma saia de montanha elevada, ganhando altura pelo arbusto até chegar a uma pequena planície onde os prados começam.
Subimos o caminho bem marcado para o lago Montoliu. No lago, esfriamos as pernas de nossos cavalos com a água vidrada e continuamos até o pescoço.
De Coll de Montoliu podemos contemplar o gradiente íngreme que teremos que baixar para ir a Montgarri seguindo mais ou menos a rota do primeiro riacho Arriu de Vernatar, e abaixo de Arriu abaixo de Horcath. É um terreno de prados de alta montanha com caminhos erodidos e bastante bem definidos que eles drenam para baixo.
Abaixo, atravessamos o rio e pegamos um caminho estreito que leva a Es Cabau, onde pegamos a trilha larga até Montgarri.
Passamos a noite no refúgio Amics de Montgarri. Os cavalos descansam em câmaras sob o tabuleiro avelã ao lado de La Noguera Pallaresa.
No dia seguinte, deixamos a trilha do dia anterior para descer o lado oeste da Noguera Pallaresa em direção a Bagergue. É um dia muito nublado e não podemos contemplar as vistas das montanhas que nos rodeiam de Pla de Beret. Temos a intenção de ir para o lago Baix de Baciver, mas a má visibilidade nos ajuda a decidir ir diretamente ao nosso ponto de partida, seguindo o GR 211, que faz fronteira com a rua movimentada sem praticamente vê-la.
Chegamos a Bagergue seguindo as marcas GR sem qualquer dificuldade.
É uma rota com as dificuldades das altas montanhas. Há um passo delicado para o estreitamento dos caminhos que contornam as encostas das montanhas com muita inclinação.

No hotel Seixes de Bagergue (973 64 54 06 www.seixes.com), pudemos contatar pessoas da aldeia que têm Prats e grama para cavalos.

Pontos de passagem

Cidade de onde vamos No Hotel Seixes nos foi dada a oportunidade de ter um Prat próximo para montar os piquetes para cavalos. Hotel Seixos T. 973 64 54 06 e 660 69 89 50 seixes@seixes.com www.seixes.com

SímboloLocal religioso Altitude 1.501 m
Foto deSTA MARGALIDA Foto deSTA MARGALIDA

STA MARGALIDA

Ermita propera a Bagergue

SímboloQueda d'água Altitude 1.855 m

O rio Unhola salva os desníveis com saltos preciosos. Nós o chamamos de Rio Vermello porque é muito mais fácil de lembrar, e muitas vezes as pessoas sabem disso com esse nome. Dizem que o ferro de Liat faz essa cor.

SímboloQueda d'água Altitude 1.844 m

Este segundo salto está quase ligado ao primeiro, é difícil contemplar sem correr o risco de cair no vazio.

Foto deCOLL DE MONTOLIU Foto deCOLL DE MONTOLIU Foto deCOLL DE MONTOLIU

COLL DE MONTOLIU

Ele permite contemplar o desnível que deve ser salvo até chegar a Montgarri, que está abaixo de tudo! Aqui começa a descida no lado leste da montanha.

Foto deMontgarri Foto deMontgarri Foto deMontgarri

Montgarri

Dormim al Refugi Amics de Montgarri

SímboloLago Altitude 2.375 m
Foto deLlac Montoliu Foto deLlac Montoliu Foto deLlac Montoliu

Llac Montoliu

O lago está em um ambiente imbatível, sob o Tuc de Montoliu e o Mauberme. Em 2013, no mês de agosto, houve muito congestionamento de neve que serviu para refrescar as ovelhas que pastavam os Prats.