Activity

Grutas de ondima

Download

Author

Trail stats

Distance
15.23 mi
Elevation gain
354 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,168 ft
Max elevation
6,342 ft
TrailRank 
8
Min elevation
5,471 ft
Trail type
One Way
Moving time
44 minutes
Time
2 hours 28 minutes
Coordinates
1060
Uploaded
February 6, 2019
Recorded
January 2019
Share

near Humpata, Huíla (Angola)

Viewed 257 times, downloaded 7 times

Itinerary description

Grutas de ondima

Comments  (1)

  • Photo of Hoteisangola
    Hoteisangola Feb 6, 2019

    Situam-se no Município da Humpata, localidade do Tchivinguiro. A palavra "Ondimba", significa na Língua Nacional nyaneka fenda em montanha calcária, fendas abertas com uma colina ao cimo.
    Durante muito tempo pensava-se haver ali um grande tesouro, o que parece apenas um tesouro de esperança. Estas histórias correram mais num período de grande fixação dos portugueses. Ensaiavam várias pesquisas na região e com ela a ânsia de encontrar minerais.

    À entrada da gruta, apenas brota água duma tranquila nascente que ao fundo dela se aloja.

    O vestíbulo da gruta conhecida por “sala dos lagos” (Timóteo1974. Pag.54) é surpreendente. No interior podemos observar majestosas estalactites na sua abóbada, algumas com mais de um metro e meio das paredes rendadas pelos lindos recortes de alabastros. Também vê-se estalagmites que se encontram presas no chão como se fossem figurinhas hiercíticas de um templo abandonado.

    Ainda se podem observar pequenos lagos de um regato silencioso e transparente, que percorre salas e galerias com cores diversas e brilhantes em algumas partes cor de marfim velho, recordando as estátuas de cultura chinesa. Na verdade parecem mandarins espetados naquela meia obscuridade que as lanternas permitem focar.

    A gruta é uma das maravilhas naturais desta Província e do Pais, que tranquilamente dorme, a espera que o homem huilano lhe dê vida e usufrua dos seus encontros.

    Mais info: http://www.hoteisangola.com/nao-perder/grutas-ondimba.html

You can or this trail