Atividade

Morro do Cambirela - ^ Trilha 2 + Trilha 3

Baixar

Fotos da trilha

Foto deMorro do Cambirela - ^ Trilha 2 + Trilha 3 Foto deMorro do Cambirela - ^ Trilha 2 + Trilha 3 Foto deMorro do Cambirela - ^ Trilha 2 + Trilha 3

Autor

Estatísticas da trilha

Distância
27,43 km
Desnível positivo
2.745 m
Dificuldade técnica
Difícil
Desnível negativo
2.745 m
Elevação máx
904 m
TrailRank 
49 5
Elevação min
-0 m
Tipo de trilha
Circular
Tempo em movimento
4 horas 10 minutos
Hora
6 horas 39 minutos
Coordenadas
3255
Enviada em
24 de fevereiro de 2019
Registrada em
fevereiro 2019
  • Avaliação

  •   5 1 avaliação
Compartilhar

perto de Guarda do Cubatao, Santa Catarina (Brazil)

Visualizado 2855 vezes, baixado 60 vezes

Fotos da trilha

Foto deMorro do Cambirela - ^ Trilha 2 + Trilha 3 Foto deMorro do Cambirela - ^ Trilha 2 + Trilha 3 Foto deMorro do Cambirela - ^ Trilha 2 + Trilha 3

Descrição do itinerário

O Morro do Cambirela é uma das mais clássicas trilhas da Grande Florianopolis. Não é para iniciantes e exige certo preparo físico para não sofrer muito. Mas com paciência, até quem tem menos preparo pode chegar. São 926m de altitude (900 de ascensão) que rendem um visual incrível de toda a Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, Palhoça, São José.

Veja mais em: https://tudosobretrilhas.com.br

** Recomendo muito começar cedo (até 9h) e começar a volta pelas 15h máximo. Ha trechos de mata ao pé da montanha e ao fim de tarde escurece rápido e fica fácil se perder.

Há 3 trilhas conhecidas e esse trajeto sobe pela trilha 2 e volta pela trilha 3.

Trilha 2 - subida:
É reconhecida como a trilha mais puxada tecnicamente por ser a mais íngreme. De modo geral, percorre um trecho de mata e fica exposta na metade final. Esse trecho final basicamente sobe pela crista Norte do Morro do Cambirela e tem pelo menos 4 momentos com cordas instaladas que auxiliam a superar as escalaminhadas do trajeto. Esses pontos exigem atenção e muito cuidado.

A chegada ao cume ocorre ainda superando três falsos cumes. Que apesar do visual estonteante não são o ponto mais alto do pico.

Trilha 3 descida
Talvez a trilha mais usada por grupos menos experientes é menos inclinada e mais longa e basicamente é na íntegra dentro da mata. Por isso a recomendação de voltar por ela e se proteger do Sol.

De cima para baixo ela começa bastante íngreme e segue por riacho morro abaixo. Normal ter trechos com barro e escorregadios. Alguns pontos entre pedras, raízes e água exigem atenção e são tecnicamente difíceis.

Os dois terços finas, descendo, são pouco inclinados e longos rumo à base da montanha. Se a mata estiver mais fechada, prepare-se para roçar braços e pernas diversas plantas. O fato de estar já cansado da subida e descida, tornam esse trecho final -tecnicamente fácil, mais chato e cansativo e é comum perder atenção.

**Cuidado com diversas teias de aranha ao longo da trilha, mas tente evitar destruí-las. Cobras são comuns na região, claro que elas também evitam se expor na trilha, mas tenha sempre atenção.

**Observacao. Por algum motivo de GPS/sinal o tracking da trilha ficou registrado com varias idas e voltas. Mas a trilha é bem clara.

Ver mais external

Pontos de passagem

SímboloFoto Altitude 8 m
Foto deInicio

Inicio

SímboloFoto Altitude 505 m
Foto deFoto

Foto

SímboloFoto Altitude 895 m
Foto deFoto

Foto

Comentários  (1)

  • Foto de Luís Cesar Flamínio
    Luís Cesar Flamínio 17 de mai. de 2022

    Excelente descrição, principalmente pra quem não é da região e vai fazer o trajeto pela primeira vez! 🤙🏼

Você pode ou esta trilha