Atividade

Grutas de ondima

Baixar

Autor

Estatísticas da trilha

Distância
24,5 km
Desnível positivo
108 m
Dificuldade técnica
Moderada
Desnível negativo
356 m
Elevação máx
1.933 m
TrailRank 
8
Elevação min
1.668 m
Tipo de trilha
Mão Única
Tempo em movimento
44 minutos
Hora
2 horas 28 minutos
Coordenadas
1060
Enviada em
6 de fevereiro de 2019
Registrada em
janeiro 2019
Compartilhar

perto de Humpata, Huíla (Angola)

Visualizado 257 vezes, baixado 7 vezes

Descrição do itinerário

Grutas de ondima

Comentários  (1)

  • Foto de Hoteisangola
    Hoteisangola 6 de fev. de 2019

    Situam-se no Município da Humpata, localidade do Tchivinguiro. A palavra "Ondimba", significa na Língua Nacional nyaneka fenda em montanha calcária, fendas abertas com uma colina ao cimo.
    Durante muito tempo pensava-se haver ali um grande tesouro, o que parece apenas um tesouro de esperança. Estas histórias correram mais num período de grande fixação dos portugueses. Ensaiavam várias pesquisas na região e com ela a ânsia de encontrar minerais.

    À entrada da gruta, apenas brota água duma tranquila nascente que ao fundo dela se aloja.

    O vestíbulo da gruta conhecida por “sala dos lagos” (Timóteo1974. Pag.54) é surpreendente. No interior podemos observar majestosas estalactites na sua abóbada, algumas com mais de um metro e meio das paredes rendadas pelos lindos recortes de alabastros. Também vê-se estalagmites que se encontram presas no chão como se fossem figurinhas hiercíticas de um templo abandonado.

    Ainda se podem observar pequenos lagos de um regato silencioso e transparente, que percorre salas e galerias com cores diversas e brilhantes em algumas partes cor de marfim velho, recordando as estátuas de cultura chinesa. Na verdade parecem mandarins espetados naquela meia obscuridade que as lanternas permitem focar.

    A gruta é uma das maravilhas naturais desta Província e do Pais, que tranquilamente dorme, a espera que o homem huilano lhe dê vida e usufrua dos seus encontros.

    Mais info: http://www.hoteisangola.com/nao-perder/grutas-ondimba.html

Você pode ou esta trilha