Atividade

Lapinha da Serra, Serra do Cipó - Trilha da Cachoeira do Lageado

Baixar

Fotos da trilha

Foto deLapinha da Serra, Serra do Cipó - Trilha da Cachoeira do Lageado Foto deLapinha da Serra, Serra do Cipó - Trilha da Cachoeira do Lageado Foto deLapinha da Serra, Serra do Cipó - Trilha da Cachoeira do Lageado

Autor

Estatísticas da trilha

Distância
12,4 km
Desnível positivo
199 m
Dificuldade técnica
Moderada
Desnível negativo
199 m
Elevação máx
1.143 m
TrailRank 
84 4,2
Elevação min
1.096 m
Tipo de trilha
Circular
Hora
2 horas 49 minutos
Coordenadas
947
Enviada em
9 de fevereiro de 2014
Registrada em
fevereiro 2014
  • Avaliação

  •   4,2 3 Avaliações
Compartilhar

perto de Riacho Fundo, Minas Gerais (Brazil)

Visualizado 14343 vezes, baixado 605 vezes

Fotos da trilha

Foto deLapinha da Serra, Serra do Cipó - Trilha da Cachoeira do Lageado Foto deLapinha da Serra, Serra do Cipó - Trilha da Cachoeira do Lageado Foto deLapinha da Serra, Serra do Cipó - Trilha da Cachoeira do Lageado

Descrição do itinerário

Trajeto de ida e volta, de 12,5km no total, partindo da igreja no povoado de Lapinha da Serra, que pertence ao município de Santana do Riacho – MG, em meio ao Cerrado da Serra do Cipó e em direção à Cachoeira do Lageado. As sombras tomam apenas 5% do trajeto, que é percorrido em, aproximadamente, 4,5km de estradas de terra com raríssimo movimento de veículos e 8km de single tracks.
Lapinha da Serra é um pequeno vilarejo com cerca de 300 moradores, com infraestrutura em desenvolvimento para atendimento a turistas, rodeado por uma natureza exuberante, espetacular, com várias trilhas para mountain bike, trekking e passeios a cavalo.
Utilize a ferramenta “como chegar pela estrada a este local”, na coluna à direita para traçar a rota até o povoado. Do centro de Belo Horizonte até ali são percorridos 140km, 12km dos quais em estradas de terra com bastante cascalho, mas trafegáveis com carros de passeio.
Existem muitas pousadas e campings no local, sendo que a maioria deles é simples, mas oferece o conforto necessário a quem deseja, sobretudo, apreciar as belezas naturais da região, conhecer a humilde população e se divertir nas trilhas. Ademais, alguns moradores alugam quartos, casas ou chalés. Consulte informações sobre as opções de hospedagem no vilarejo neste link.
Em Lapinha também se encontram bares e restaurantes modestos, mas a maioria destes estabelecimentos só funciona durante os finais de semana ou em datas mais movimentadas. Se você pretende almoçar durante os dias úteis em algum deles, será preciso avisar com antecedência. Além disso, a mercearia existente no local só comercializa produtos básicos. Por esses motivos, antes de ir fazer alguma trilha em Lapinha, organize-se e leve os produtos e equipamentos necessários.
Para quem pretende ficar mais uns dias no vilarejo, existem alguns estabelecimentos que alugam caiaques (há um grande e belo lago nas proximidades de Lapinha), cavalos e bicicletas, como na Bambu Aventura.
Salvo engano, o sinal de celular só funciona na região mediante antenas rurais e o serviço de internet não está disponível. Entretanto, existem alguns poucos telefones públicos na vila que lhe mostrarão que os cartões telefônicos ainda podem ser úteis. Acredito que essas condições rudimentares são responsáveis por uma grande parte do encanto da região.
Importante mencionar que o povoado encontra-se em um ponto elevado, onde venta bastante e o tempo se altera de forma rápida. No inverno, o frio deve ficar bastante intenso. Por isso, leve vestuário adequado.
Do ponto de vista da técnica, a trilha possui dificuldade moderada, sendo percorrida em estradas de terra e single tracks com cascalho, algumas valas, rochas nuas, areia, raízes expostas e riachos rasos para atravessar. As fotos na coluna à direita são bastante reveladoras das condições do terreno.
Sob a perspectiva do esforço físico, o trecho é fácil, tendo em vista a distância total de 12,5km e o pequeno ganho de elevação de 199m. As subidas são curtas, com inclinação leve, exceto no trecho de 400m que antecede a cachoeira.
Este pedaço da trilha, indicado pelo waypoint “início do trekking”, tem muitas pedras e é íngreme. Desse modo, é preciso deixar a bike no mencionado waypoint, o que pode causar problemas, ou carregá-la e empurrá-la com dificuldades até a queda d’água. Outra solução é fazer todo o percurso caminhando ou ir pedalando até o waypoint citado e desistir da ida até a cachoeira.
No que se refere à paisagem, a natureza está muito bem preservada ao longo da trilha, com vistas extraordinárias da Serra do Cipó, da lagoa próxima ao povoado de Lapinha, do horizonte e da vegetação, principalmente nos dias de céu aberto.
Enfim, a trilha é legal, possui dificuldade moderada sob a perspectiva da técnica e é fácil quanto ao esforço físico. Trata-se de um trajeto muito bonito, especialmente nas proximidades da Cachoeira do Lageado.
Sugiro que este percurso seja feito em conjunto com a trilha em direção à Cachoeira do Bicame, divulgada neste link.
Confira os waypoints e as fotos com mais descrições!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESUMO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O PERCURSO
Distância total: 12,5km
Dificuldade técnica: 5/10
Dificuldade física: 3/10
Inclinação das subidas e descidas: leve
Presença de sombra em aproximadamente 5% do trajeto
Presença de cachoeira: sim
Beleza natural: 8/10
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO: esta trilha foi feita em fevereiro de 2014. Como as condições do percurso são continuamente alteradas, inclusive pelos períodos das chuvas e das secas, considere as descrições acima como indicativas das dificuldades existentes. Preserve a natureza, utilize equipamentos de segurança e, antes de iniciar uma trilha, observe as precauções divulgadas neste link.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PREVISÃO DO TEMPO PARA A REGIÃO ONDE SE ENCONTRA A TRILHA:

Ver mais external

Pontos de passagem

SímboloQueda d'água Altitude 1.129 m
Foto deCachoeira do Lageado Foto deCachoeira do Lageado Foto deCachoeira do Lageado

Cachoeira do Lageado

Cachoeira do Lageado

SímboloLocal religioso Altitude 1.100 m
Foto deIgreja Foto deIgreja Foto deIgreja

Igreja

Igreja

SímboloWaypoint Altitude 1.138 m
Foto deInício do trekking Foto deInício do trekking Foto deInício do trekking

Início do trekking

Início do trekking

SímboloRio Altitude 1.100 m
Foto deRiacho para atravessar 1 Foto deRiacho para atravessar 1 Foto deRiacho para atravessar 1

Riacho para atravessar 1

Riacho para atravessar 1

SímboloRio Altitude 1.105 m
Foto deRiacho para atravessar 2 Foto deRiacho para atravessar 2 Foto deRiacho para atravessar 2

Riacho para atravessar 2

Riacho para atravessar 2

SímboloRio Altitude 1.105 m
Foto deRiacho para atravessar 3 Foto deRiacho para atravessar 3 Foto deRiacho para atravessar 3

Riacho para atravessar 3

Riacho para atravessar 3

Comentários  (6)

  • Gustavo cabral 11 de out. de 2014

    Eu fiz esta trilha  Ver mais

    Muita subida.compensado com a vista maravilhosa

  • Foto de GG Prates
    GG Prates 7 de jan. de 2015

    Eu fiz esta trilha  Ver mais

    Trilha mto boa. Facil com pouca subida e visual mto show.

  • Foto de vinicius bmx
    vinicius bmx 24 de abr. de 2016

    Lugar bonito demais. Sugiro que essa trilha seja feita a pé. Trajeto muito bonito e agradável além de a bike mais atrapalha do que ajuda nessa trilha.

  • Foto de JC-Biker SP
    JC-Biker SP 17 de set. de 2016

    Eugênio, fiz essa trilha há alguns anos, com minha esposa e sua descrição é perfeita.
    Quero dar duas dicas, se vc me permite...:
    1 - deixar a bike um pouco antes do waypoint "Riacho para Atravessar 3" onde há uma casa e ir à pé até a cachoeira;
    (essa casa pertence a uma senhora que tem restaurante perto da Igreja no centrinho do povoado. A gente almoçou no restaurante e acabamos conversando com a dona e em outro dia, quando fomos pedalando até a Cachoeira do Lageado, por sorte, encontramos com ela e deixamos as bikes perto da casa. Mesmo quem não a conhece, acredito que não há problemas em deixar as bikes ali.)
    2 - se vc estiver na cachoeira e começar a chover forte, aconselho a voltar logo para atravessar o waypoint "Riacho para Atravessar 3", pois segundo moradores com quem conversei, quando chove forte, o volume de água torna intransponível aquele ponto do riacho e já teve turista que ficou ilhado e teve que ser resgatado.
    É isso ai.
    Parabéns Eugênio.

  • Foto de Eugênio Ribeiro
    Eugênio Ribeiro 19 de set. de 2016

    Obrigado pelas dicas relevantes, JC! Abraço!

  • Foto de Weber Souza
    Weber Souza 17 de ago. de 2019

    Eu fiz esta trilha  verificado  Ver mais

    Lugar espetacular com muitas trilhas!

Você pode ou esta trilha