Atividade

Parque das Ribeiras (passadiços) do Rio Uíma - Fiães, Santa Maria da Feira

Baixar

Fotos da trilha

Foto deParque das Ribeiras (passadiços) do Rio Uíma - Fiães, Santa Maria da Feira Foto deParque das Ribeiras (passadiços) do Rio Uíma - Fiães, Santa Maria da Feira Foto deParque das Ribeiras (passadiços) do Rio Uíma - Fiães, Santa Maria da Feira

Autor

Estatísticas da trilha

Distância
3,62 km
Desnível positivo
51 m
Dificuldade técnica
Fácil
Desnível negativo
51 m
Elevação máx
133 m
TrailRank 
36 3,8
Elevação min
108 m
Tipo de trilha
Circular
Hora
uma hora 20 minutos
Coordenadas
176
Enviada em
4 de outubro de 2016
Registrada em
outubro 2016
  • Avaliação

  •   3,8 2 Avaliações
Seja o primeiro a aplaudir
2 comentários
Compartilhar

perto de Tabuaça, Aveiro (Portugal)

Visualizado 14179 vezes, baixado 61 vezes

Fotos da trilha

Foto deParque das Ribeiras (passadiços) do Rio Uíma - Fiães, Santa Maria da Feira Foto deParque das Ribeiras (passadiços) do Rio Uíma - Fiães, Santa Maria da Feira Foto deParque das Ribeiras (passadiços) do Rio Uíma - Fiães, Santa Maria da Feira

Descrição do itinerário

Este agradável percurso desenvolve-se junto à Nacional 326 (400m para norte e 1200m para sul) em Fiães nas margens do Rio Uíma.

Sendo uma zona muito pantanosa, a vegetação é exuberante proporcionando muita sombra, como tal, a realização deste percurso só é de facto possível devido aos passadiços existentes que serpenteiam o rio e os vários canais existentes para o regadio.

Podemos observar vários aspectos da flora e fauna, havendo até uma torre de observação de aves para os mais entusiastas. Existem também vários locais de descanso.

Com cerca de 3 a 3.5km (ida e volta) é praticamente plano e muito acessível.

Destaque ainda para o parque e equipamentos disponíveis para a realização de exercício físico complementar à caminhada, junto à entrada a norte da estrada nacional.

Existem dois parques de estacionamento junto aos passadiços, um na EN326 e outro no extremo sul, mas existem mais 3 entradas.

Como ponto negativo aponto a não existência de uma passadeira ou passagem aérea na EN326, o que torna a sua transição perigosa até porque é uma recta longa e, embora pouco relevante, o estacionamento para bicicletas no parque sul, que é limitado devido ao facto das entradas para as rodas serem demasiado estreitas para bicicletas de montanha.

As entidades promotoras estão de parabéns, sendo este um bom exemplo de como aproveitar sem danificar os excelentes recursos naturais que temos.

Ver mais no link em baixo

Ver mais external

Comentários  (2)

  • Foto de João Miguel Sousa
    João Miguel Sousa 25 de abr. de 2017

    Eu fiz esta trilha  Ver mais

    Um trilho pequeno mas interessante...

  • Foto de Sports PV@
    Sports PV@ 17 de ago. de 2020

    Eu fiz esta trilha  verificado  Ver mais

    Excelente proposta para fazer uma caminhada em familia.

Você pode ou esta trilha