Atividade

Alpe d'Huez i Col de Sarenne, La Montée Sauvage

Baixar

Fotos da trilha

Foto deAlpe d'Huez i Col de Sarenne, La Montée Sauvage Foto deAlpe d'Huez i Col de Sarenne, La Montée Sauvage Foto deAlpe d'Huez i Col de Sarenne, La Montée Sauvage

Autor

Registrada em
julho 2016
Compartilhar

perto de Le Vert, Auvergne-Rhône-Alpes (France)

Visualizado 9157 vezes, baixado 230 vezes

Fotos da trilha

Descrição do itinerário

Mostrar original
A subida começa nos arredores da cidade de Bourg-d'Oisans. O percurso que se realiza na corrida é (quase) sempre o mesmo, apesar de os últimos quilómetros passarem pela localidade, o que permitiria, em teoria, fazer certas variações e apesar de haver outra forma de chegada. na estação que sai da estrada principal a cerca de 5 quilômetros da linha de chegada, ou seja, com um asfalto menos cuidado e uma orografia mais hostil à presença do público.

Sem dúvida, a característica mais famosa desta subida, para além da sua dureza, são as 21 curvas em ferradura, numeradas por ordem decrescente da base ao topo e em cujas placas, que anunciam o número da curva, se encontram. , em ordem cronológica, o nome de um dos vencedores no topo do Alpe d'Huez. Após a disputa da edição de 2003, o número de vencedores no Alpe d'Huez ultrapassou o de curvas, por isso decidiu-se adicionar mais um nome a cada curva, recomeçando novamente aos 21.

Outra peculiaridade dessas curvas é que, em si mesmas, quase não apresentam desníveis, sendo os pontos mais complicados logo na saída delas, onde a estrada torna-se novamente íngreme. Esta peculiaridade constitui uma faca de dois gumes para os ciclistas ou ciclistas, pois, embora proporcione apenas 2 ou 3 segundos de trégua, altera consideravelmente a cadência de pedalada.

O desnível total salvo é de 1.073 me um comprimento de 13,1 km, com uma inclinação média de 8,2% e uma inclinação máxima de 11,5% .1

Quilômetro 1: Em porcentagem, é a mais difícil de toda a subida, com uma inclinação média de 10,5%, embora a maior parte seja de 11%. Começa nos arredores de Bourg-d'Oisans, pouco antes de cruzar uma pequena ponte sobre o rio Romanche. Então você vira à esquerda e é nesse momento que a subida realmente começa. A curva está enquadrada neste quilômetro, que se chega saindo da parede de pedra à direita.
Quilômetros 2 e 3: o enrolamento começa. Três curvas, 20, 19 e 18 e uma queda total de 9,4%. A vegetação ainda é abundante e o ambiente nunca chega a ser sufocante. No km 3 você chega à cidade de La Garde, a uma altitude de 930 metros. Aqui estão as curvas 17 e 16, a porcentagem total do quilômetro sendo 8,4%
Quilómetros 4 e 5: O Quilómetro 4 é o "mais suave" até ao momento, a sua percentagem total é de 7,7% e existem as curvas 15 e 14. Aos 5 chega-se à localidade de La Ribot, a 1091 metros. O desnível aqui é de 8,8% e existem mais duas curvas, 13 e 12. Depois de passar por esta localidade, a vegetação perde o seu viço e isso favorece, juntamente com os quilómetros já guardados e o aumento da altitude, a sensação de cansaço.
Quilômetros 6 e 7: novamente a inclinação é suavizada, permanecendo em 7,2% no quilômetro 6 para nos encontrarmos nos próximos mil metros com as rampas mais difíceis, em porcentagem, da subida, chegando a 12% em três trechos diferentes com um acumulado de 9,5% porcentagem de quilômetro. No primeiro quilômetro existem mais duas curvas, 11 e 10. A curva 9 une duas das seções a 12% e a curva 8 está na saída da terceira seção.
Quilómetros 8 e 9: A partir deste momento a paisagem torna-se cada vez mais hostil, com muito menos vegetação do que na base da subida. A subida torna-se mais monótona porque nestes dois mil metros apenas são superadas duas curvas, a 7, quase no início do quilômetro 9 e a 6, quase no final do quilômetro 9. A primeira tem um percentual de 8% e a segunda dos 7,2%.
Quilómetros 10, 11 e 12: São três quilómetros que ligam a localidade de Huez à estância de esqui que dá nome à subida. São muito uniformes em seus percentuais, 8,5%, 8,6% e 8,5% respectivamente. Só no início do quilómetro 12, à saída de Huez, existe uma rampa a 11%, depois da curva 5, alguns metros mais à frente está a curva 4. No quilómetro 11 existem as curvas 3 e 2 para, finalmente, no quilómetro 12 você encontrará a curva número 1, a última da escalada.
Quilômetro 13: Percorre inteiramente as ruas da estação de esqui, seu desnível é de 4,3%, muito mais suave que o resto da subida. A linha de chegada é quase plana.

O Col de Sarenne é um pescoço dos Alpes que culmina a uma altitude de 1.999 m. Ele cruza o maciço Grandes Rousses e separa o Haut-Oisans para Alpe d'Huez.

Classificado em 2ª categoria, o passe foi escalado pelo Tour de France em 2013 pela primeira vez na sua história durante a 18ª etapa, após uma primeira subida do Alpe d'Huez. Este aumento gera polêmica devido à periculosidade de seu declínio e seu impacto ambiental